“A VANDALIZAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA TEM VINDO A AUMENTAR NO CONTINENTE” – PCA DA EDM


O Presidente do Conselho de Administração da Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM), Eng.º Joaquim Ou-chim, afirmou, recentemente, que o continente africano tem vindo a registar de forma frequente, casos de roubo e vandalização de infra-estruturas de transmissão de energia eléctrica.
O Eng.º Joaquim Ou-chim falava em Harare, no Zimbabwe, durante a gala de celebração dos 30 anos da Southern African Power Pool (SAPP), evento que decorreu à margem da Reunião Conjunta dos Ministros responsáveis pelos Sectores de Energia e Águas em África.
Para o caso da EDM, em particular, só em 2024, a Empresa registou perdas superiores a 5 mil milhões de meticais, resultantes do roubo de energia e vandalização de infra-estruturas eléctricas.
“Por meio do Grupo de Trabalho de Prevenção ao Crime, a SAPP elaborou estratégias para combater estes males que causam interrupções no fornecimento de energia”, referiu o PCA da EDM, quando destacava alguns marcos importantes alcançados pela agremiação, durante os 30 anos de existência.
Refira-se que a Reunião Conjunta dos Ministros responsáveis pelos Sectores de Energia e Águas em África, que teve lugar de 30 de Junho a 04 de Julho de 2025, em Harare, no Zimbabwe, tinha como objectivo, discutir temas cruciais para o desenvolvimento regional, tais como segurança energética, gestão de recursos hídricos e implementação de projectos regionais. (X)