Regiões Centro e Norte terão energia com maior qualidade

Fri, 19/03/2021 - 10:30

O Presidente da República, Filipe Nyusi, procedeu na manhã de hoje, 18 de Março do presente ano, ao lançamento da primeira pedra do projecto da Linha Chimuara-Alto Molocué, na província da Zambézia.  As obras contam com o financiamento do Banco Islâmico de Desenvolvimento, na ordem de 200 milhões de dólares. O projecto vai beneficiar zonas ao longo da Linha, nomeadamente, Quelimane, Chimuara, Mopeia, Morrumbala, Nicoadala, Mocuba, Alto Molocué, entre outras localidades , na Zambézia e Caia, Marromeu e Sena, em Sofala.

Este projecto consiste na construção de duas novas subestações, uma em Chimuara e outra em Alto-Molocué, ambas avaliadas em 64 milhões de dólares, para além de uma linha de transporte de energia de 367 km, avaliada em 74 milhões de dólares.

O projecto global é composto por 3 fases, a primeira compreende a construção da Linha a 400kV Chimuara-Alto Molocué, com a duração de 2 anos, já com financiamento garantido, sendo que as outras duas (Alto Molocué-Namialo e Nampula-Nacala) aguardam mobilização de financiamento.

O chefe de Estado disse que obras daquela natureza geram mais emprego. Referiu que só no Alto Molocué haverá 1200 trabalhadores, as trocas comerciais que vão decorrer durante os 24 meses, tempo que vai durar a obra, haverá mais renda, melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos residentes naquele local.

Com aquele empreendimento, Nyusi afirmou estarem lançadas as bases que vão garantir o fornecimento de energia fiável e de qualidade para as regiões centro e norte do País e para a SADC. A dado passo, congratulou a província da Zambézia por apadrinhar um projecto estratégico para Moçambique.

Apontou que a vandalização reduz o alcance da meta da electrificação do País e cada um tem que fazer a sua parte na conservação da infra-estrutura que será implantada.

 

 

Shortcuts