EDM EXPANDE REDE ELÉCTRICA A MAIS UM POSTO ADMINISTRATIVO DE SOFALA

Qua, 31/07/2024 - 19:00

O Presidente da República (PR) de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou, nesta quarta-feira, 31 de Julho de 2024, a Rede Eléctrica do Posto Administrativo (PA) de Galinha, no Distrito de Muanza, Província de  Sofala.

 

Trata-se de um projecto  financiado pelo Governo de Moçambique  avaliado em  76,113,204,00 Mt (setenta e seis milhões, cento e treze mil e duzentos e quatro meticais), que durante a fase de construção, permitiu a criação de 35 postos de trabalho, dentre os quais, 25 a nível local e outros 10 do pessoal técnico do empreiteiro.

 

Durante a cerimónia de inauguração da Rede Eléctrica de Galinha, o Presidente da República destacou que a chegada de energia ao  PA de Galinha, comprova mais um passo do Governo, visando a materialização progressiva do Programa “Energia para Todos”, cujo objectivo é propiciar o bem-estar e melhorar a  qualidade de vida de todos os moçambicanos.

 

Segundo o Chefe do Estado, o programa de electrificação de todos os Postos Administrativos do País, iniciado em 2018, está a ter resultados bastante satisfatórios e encorajadores.

 

Logramos resultados satisfatórios no programa Energia para Todos. Desde 2018 até hoje, mais de 10 milhões de moçambicanos tem energia nas suas residências, apesar de alguns eventos adversos ocasionados pelas intempéries, terrorismo e alguma sabotagem”, afirmou Filipe Nyusi.

 

Na mesma ocasião, o Chefe do Estado exortou as comunidades a serem vigilantes contra a vandalização de infra-estruturas eléctricas e a apostarem na massificação do uso produtivo da energia eléctrica.

 

“Sejamos todos vigilantes contra o roubo e vandalização e, ou qualquer outro tipo de sabotagem das infra-estruturas eléctricas. Cuidemos destas conquistas e procuremos tirar o maior benefício destes empreendimentos, usando a energia não somente para a iluminação, mas também para desenvolver projectos de geração de renda, promovendo investimentos orientados para a agricultura, bem como o agro-processamento”, disse o Presidente da República.

 

O Projecto de Electrificação do PA de  Galinha consistiu na construção de rede de 32 km de Linha de Média Tensão e Construção de 08 km de Rede de Baixa Tensão. Igualmente, foram instalados 4 Postos de Transformação, totalizando 400 kVA  de potência, e a montagem de 120 candeeiros de Iluminação Pública. O mesmo projecto permitiu a  ligação de 500 novos consumidores, nesta primeira fase.

 

Esta linha abrange, no seu trajecto, a Sede do Posto Administrativo de Galinha e os Povoados de Derunde Oliveira e Missanda.

 

Refira-se que a província de Sofala tem um total de 33 Postos Administrativos, dos quais 32 já se encontram electrificados.

Atalhos