EDM OFERECE BOLSAS DE ESTUDO A 110 RAPARIGAS DE TODO O PAÍS

Mon, 09/09/2024 - 11:00

Cerca de 110 Raparigas de todo o País vão beneficiar de Bolsas de Estudo da Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM), no âmbito do lançamento da terceira edição do Programa de Bolsas de Estudo para Raparigas, que teve lugar hoje, 09 de Setembro de 2024, em Maputo.

A iniciativa enquadra-se na implementação da Política e Estratégia de Género da EDM, que visam o alcance de 40% da mão de obra feminina na força de trabalho da Empresa, até 2030.

Falando na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM), Eng.º Joaquim Ou-chim, referiu que a EDM continuará a empreender soluções que coloquem a Mulher na vanguarda do Sector Energético.

Desde a primeira edição do Programa de Bolsas de Estudo, lançada em 2022, temos o orgulho de ter conseguido formar 381 Raparigas, das quais a Empresa absorveu 142. Destas, neste momento, 59 Raparigas estão na Fase de Indução e outras 92 no Estágio Pré-Profissional”, afirmou o PCA da EDM.

A terceira edição do Programa de Bolsas de Estudo para Raparigas conta com o apoio do Banco Mundial (BM), com um valor global de 11.742.240,00MT para a cobertura dos custos das Bolsas de Estudo, incluindo todo o material de segurança e saúde. Adicionalmente, a EDM vai oferecer às Bolseiras, um subsídio mensal, para custear as despesas de transporte e material escolar.

Segundo o PCA da EDM graças à efectivação dos Programas de Empoderamento da Mulher e a sua inserção no Sector Energético, a EDM registou, em 2023, um crescimento de dois (2) por cento da massa laboral feminina, saindo de 18%, em 2022, para os actuais 20%.

Este resultado encorajador fortalece a nossa convicção de que o alcance da meta de 40% de representação feminina na EDM, até 2030, será possível, embora, até lá, tenhamos noção de que há um longo caminho por percorrer e barreiras por remover”, referiu o Eng.º Joaquim Ou-chim.

São elegíveis à candidatura, raparigas que nunca tenham beneficiado de Bolsas de Estudos da EDM, com idades compreendidas entre os 18 e 24 anos de idade, que tenham concluído a 12ª classe do Sistema Nacional de Educação com a média mínima de 14 valores, nas secções de Ciências Naturais (com as disciplinas de Matemática e Física) e que estejam disponíveis a tempo integral, para frequentarem os cursos com duração de 3 a 6 meses no Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) e estágio de 3 meses, em caso de aprovação.

A submissão das candidaturas decorre até 16 de Setembro corrente, nas delegações do IFPELAC.

Shortcuts