JORNADAS CIENTÍFICAS: EDM QUER A ENGENHARIA AO SERVIÇO DA INOVAÇÃO E ENERGIZAÇÃO DE ÁFRICA

Ter, 18/06/2024 - 10:15 a Sex, 19/06/2026 - 11:00

 

 A Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) realiza desde hoje, 18 de Junho de 2024, na Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), na Cidade de Maputo, a 4ª edição de Jornadas Científicas da EDM que decorrem sob o lema “Engenharia ao Serviço da Inovação e Energização de África”.

O evento de dois dias junta profissionais de Engenharia, estudantes, docentes, investigadores e o público que realizam debates de âmbito científico, consistindo em apresentação de índole técnico e científico sob a forma de comunicação e/ou exposição.

Na abertura desse evento, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM, Engº Marcelino Gildo Alberto, sublinhou que as Jornadas Científicas da EDM pretendem promover, por um lado, a ligação entre a Empresa, a Academia, a sociedade e o sector produtivo e, por outro, uma reflexão profunda e aberta, bem como a partilha de informação e conhecimento técnico-científico sobre os desafios e avanços do Sector Eléctrico, incluindo áreas afins e de interesse comum.

Dessa forma, vamos  mobilizar e promover a cultura de produção de trabalhos científicos, investigação e pesquisa, visando reduzir o fosso existente entre o segmento operacional e as instituições de ensino, para a identificação de soluções assertivas aos desafios da actualidade” explicou.

O PCA destacou ainda que “as jornadas são uma demonstração do interesse conjunto em aprimorar o conhecimento científico na busca das melhores soluções para os desafios, presentes e futuros, do Sector Energético no País e no Continente Africano.”

O Eng.º Marcelino Gildo Alberto não tem dúvidas de que a inovação que se quer imprimir na Engenaria, para melhor iluminar e transformar Moçambique e o Continente Africano, advirá da busca contínua pelo conhecimento científico, cujo promoção está a ser feita por meio das jornadas científicas.

A presente edição das Jornadas Científicas da EDM decorrem em simultâneo com a Reunião da Associação da Empresas de Electricidade de África (APUA), uma Organização Internacional Não-Governamental, constituída por organizações, empresas e grupos profissionais da Indústria Energética do Continente Africano.

“Um dos pilares da APUA é, precisamente, o desenvolvimento da Ciência, visando à criação de sinergias entre as empresas de Electricidade de África, para assegurar a integração do Continente num mercado único de Electricidade, com foco para a Transição Energética, Digitalização e Empoderamento da Mulher,” vincou o PCA da EDM. (X)

 

Atalhos