ENERGIA COM MAIS QUALIDADE E FIABILIDADE PARA O MAIOR PARQUE INDUSTRIAL DO PAÍS

Fri, 10/05/2024 - 13:45 to Tue, 26/11/2024 - 12:15

 O Presidente da República (PR) de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou, no dia 10 de Maio de 2024, as Subestações de Beluluane, no Distrito de Boane, e de Mahoche, no Distrito de Moamba, ambas na Província de Maputo.

 

Por um lado  a Subestação de Beluluane, que se beneficiou de uma profunda reabilitação e ampliação, passando de 20 para 80 MVAs, vai garantir maior qualidade e fiabilidade de energia eléctrica ao maior Parque Industrial de Moçambique, localizado na Província de Maputo.

 

Com esta infra-estrurtura reabilitada foi, igualmente, possível a electrificação do Bairro Mavoco, no Distrito de Boane, através da construção de 40km de Linha de Média Tensão, 12km de Baixa Tensão e instalação de 10 Postos de Transformação (PTs), que permitiu, de imediato, a ligação de 3000 (três mil) novos clientes. Com a Subestação de Beluluane está também garantida, capacidade de energia para mais investimentos nos sectores de agricultura e turismo, e, no futuro breve, para o Porto Seco planeado pelo Parque Industrial de Beluluane. Este projecto inclui ainda uma extensão da Rede Eléctrica e Massificação de Novas Ligações no Distrito de Boane.

 

Por outro lado, a Subestação de Mahoche, construída de raiz, com capacidade de 40 MVAs, vai assegurar a redundância no sistema eléctrico daquela região e pôr fim à dependência de fornecimento de energia da Vila Froteiriça de Rassano Garcia, a partir da vizinha África do Sul. As obras naquela Subestação consistiram, adicionalmente, na construção de 12Km de Linha em circuito duplo de 66kV, e de uma estrada de Pavet num troço de 3.5Km, a partir da N4 até a Escola Primária de Mahoche, tendo esta última enquadramento na Responsabilidade Social do Projecto.

 

As duas Subestações inauguradas pelo chefe do Estado fazem parte de um Projecto da EDM financiado pela KFW, da Alemanha, avaliado em cerca de 20.7 milhões de Euros.

 

Na ocasião, o Presidente da República, frisou a relevância das duas infra-estruturas no incremento de emprego, sobretudo para jovens, e da qualidade de  vida para os moçambicanos daquela região. “A energia significa mais emprego, mais empreendimentos para geração de renda e, consequentemente, mais desenvolvimento” enalteceu Filipe Nyusi.

 

O Embaixador da Alemanha em Moçambique, Ronald Münch reiterou a disponibilidade do seu País em continuar a apoiar o desenvolvimento de Moçambique e, particularmente na área da expansão de Energia, incluindo a Modernização da Rede Eléctrica da EDM..

 

Com as duas subestações, a Electricidade de Moçambique cumpre com mais uma importante etapa no âmbito da iniciativa do Governo de Moçambique (GdM), Energia para Todos, que visa o alcance da meta de Acesso Universal à Energia, até 2030.

Shortcuts