RESPONSABILIDADE SOCIAL: EDM doa material oftalmológico ao Hospital Provincial da Matola

Sun, 28/07/2024 - 16:15

A Electricidade de Moçambique procedeu a entrega de material oftalmológico de última geração ao Hospital Provincial da Matola, um acto que se enquadra na Responsabilidade Social da Empresa. Trata-se de 78 unidades de lupas de observção, duas unidades de ritnoscópio e duas unidades de tornómetros portáteis.

A entrega aconteceu no dia 24 de Julho numa cerimónia marcada por emoção e agradecimento, na qual a Directora do Programa de Oftalmologia do Ministério da Saúde, Dra. Lígia Munguambe, destacou a relevância daquele equipamento para melhoria do atendimento aos pacientes padecendo de problemas de visão.

“Com esta doação, o hospital poderá oferecer exames e tratamentos mais eficazes, melhorando a qualidade de vida dos pacientes que enfrentam problemas de visão. Este é um grande apoio. O Hospital Provincial da Matola vinha funcionando com tornómetros antigos e não totalmente especializados, mas este que recebemos da EDM é de última geração, com tecnologia de ponta e, portanto, com muitos benefícios,” explicou.

 Tornómetros são equipamentos que servem para medir a pressão intra-ocular para despiste precoce do glaucoma, mas também servem para tratamento de pessoas ja padecendo da doença. Glaucoma, de acordo com a Dra. Munguambe, é uma doença silenciosa que pode levar à cegueira.  É caracterizada por pressões intra-oculares bastante elevadas e porque não dói os doentes só procuram ajuda médica quando grande parte da sua visão está já afectada.

“Temos muitas pacientes nos Distritos que não têm serviços de oftalmologia, é o caso de Namaacha, Matutuine e Ressano Garcia. Nesses locais, as pessoas precisam percorrer grandes distâncias para chegar a este hospital e daqui, depois de fazer a medição da tensão ocular, são encaminhados para  Hospitla Central de Maputo para fazer teste de dispiste do glaucoma, situação que vai mudar com a chegada desse material,” assegurou Dra. Munguambe.

Anualmente, cerca de 10 mil pessoas, a nível do país, procuram serviços hospitalares para tratamento de glaucoma, deste número, cerca de mil dão entrada no Hospital Provincial da Matola.

“Dar luz a quem vive na escuridão”

A Directora de Comunicação e Relações Institucionais da EDM, Dra. Stélia Neta, a quem coube fazer a entrega do equipamento, disse que mais do que um simples apoio, o gesto configura um compromisso com valores que a EDM defende que incluem o reforço da ligação entre a Empresa, os clientes e a comunidade.

“Temos orgulho de reafirmar que a EDM é sensivil às preocupações e necessidades da população moçambicana. E, desta vez, trazemos aqui algum equipamento que vai contribuir para o combate à cegueira no País.”

Explicando a escolha no sector de oftalmologia para o apoio, Stélia Neta disse que a escolha tem a ver com o simbolismo e energia dos trabalhadores da EDM que tem como principal objectivo devolver a visão aos que dela necessitam em analogia à actividade da Empresa que é dar luz a quem vive na escuridão.

“Através este equipamento vamos poder devolver a visão a quem dela precisa e desta forma poder ver a beleza de moçambique, como a EDM tem feito nas nosas noites.”

A Dra. Stélia Neta aproveitou a oportunidade para apelar a comunidade hospital e todos os utentes a serem vigilantes no combate à vandalização de infra-estruturas eléctricas.

“Assim que tivermos uma visão bem melhorada, temos que continuar a ser vigilantes contra o roubo de energia e também a vandalização de infra-estruturas eléctricas. Quando nós praticamos estes actos, estamos a contribuir para o retrocesso do plano de electrificação do país e atrasamos o desenvolvimento,” disse. (X)

Shortcuts