Posto Administrativo de Etatara já tem energia eléctrica

Max Tonela na inauguração da rede eléctrica do Posto Administrativo de Etatara
Thu, 19/11/2020 - 19:15

 

Cerca de 800 famílias do Posto Administrativo de Etatara, em Cuamba, província de Niassa, já podem aceder à rede nacional de energia eléctrica da Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM).

Para o efeito, o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, procedeu a inauguração, no dia 18 de Novembro corrente, da nova infra-estrutura que agrega 28km de Rede de Média Tensão, 22km de Rede de Baixa Tensão, 4 Transformadores de distribuição 33/0.4kV, 100KVA; e 140 Candeiros de Iluminação Pública.

No acto, Max Tonela, sublinhou o compromisso do Governo de continuar a garantir o aumento da disponibilidade de energia eléctrica, através da promoção de investimento público e privado em novas infra-estruturas abrangendo toda a cadeia de indústria de fornecimento de electricidade. Para o governante, é expectável que a “a ligação da sede do Posto Administrativo de Etatara abra uma nova página na vida das populações beneficiárias que vão poder usufruir deste bem valioso e transformador, trazendo uma nova dinâmica no desenvolvimento socioeconómico local”.

Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração da EDM, Marcelino Gildo, enfatizou o trabalho no terreno da empresa com o objectivo de levar energia eléctrica e todos os benefícios a ela associados para todo o País. “Estiveram envolvidos neste Projecto, cerca de 500 trabalhadores que, debaixo de chuva e de sol, mantiveram sempre a determinação e empenho para trazer luz eléctrica às famílias, às escolas, aos centros de saúde, edifícios governamentais e lojas aqui de Etatara.

No seguimento da implementação do Programa Energia para Todos em curso, a EDM prevê garantir o acesso de energia eléctrica de qualidade, acessível e sustentável em todos os Postos Administrativos até 2024.

Etatara é o vigésimo quinto Posto Administrativo a ser ligado à Rede Eléctrica Nacional (REN) dos 39 existentes na Província de Niassa, sendo que, ainda este ano, serão também ligados à REN, os Postos Administrativos de Mecalodge e Meponda no Distritos de Sanga e Lichinga, respectivamente, em Niassa; Nguzene, em Gaza; e Calanga, em Maputo. 

Só este ano, já foram concluídas as obras de electrificação das sedes dos Postos Administrativos de Majaua, Alto Ligonha, Mulela, na Zambézia, e Chicomo, na província de Inhambane.

 

Shortcuts