Acesso à eletricidade passa a ser a custo zero em Moçambique

Fri, 11/12/2020 - 17:15

As novas ligações de energia eléctrica para clientes domésticos passam a ser gratuitos dentro do território nacional, anunciou o Presidente da República, Filipe Nyusi, no passado dia 11 de Dezembro, no Posto Administrativo de Alto Ligonha, na Província da Zambézia.

A medida visa, conforme sublinhou o Chefe do Estado, garantir a massificação do acesso à energia para todos os moçambicanos, retirando uma das maiores barreiras de acesso à electricidade para a maior parte da população do nosso país.

Em condições normais, os novos requerentes de energia tinham que pagar uma taxa de 3.500 meticais para cada baixada. Com a supressão dessa taxa, a EDM vai deixar de encaixar anualmente cerca de 10 milhões de dólares.

A retirada dessa taxa, apelidada pelo Presidente de República de “prenda de Natal”, constitui a materialização de um compromisso assumido pelo Presidente Nyusi aquando da sua investidura para o segundo mandato, em Janeiro passado.

“Já estão criadas as condições para a materialização do compromisso afirmado, sobretudo para a população de baixa renda. Reafirmo hoje, dia 11 de Dezembro, aqui no Alto Ligonha, a eliminação da taxa cobrada para os requerentes a novas ligações de energia”, disse, dirigindo-se ao país a partir de um posto administrativo na província central da Zambézia e sublinhou: “Vou repetir, para que fique claro. A partir de hoje, dia 11 de Dezembro de 2020, não será cobrada a taxa de ligação. Portanto, digo aos requerentes de novas ligações eléctricas. O cliente só deve pagar o que consumir”.

De acordo com o Chefe do Estado, a medida ora anunciada traz benefícios económicos imediatos na renda familiar por via de uma poupança de cerca de três mil meticais, equivalente ao valor da taxa de ligação.

“É caso para se afirmar que novas oportunidades e perspectivas se vão abrindo, alargando o horizonte dos sonhos dos nossos compatriotas que com o hábito milenar de trabalhar e vencer permitirá transformar a natureza para o seu bem-estar”, realçou, sublinhando que se trata de uma visão, sem recuo, perseguida ambiciosamente pelo governo para assegurar o pregresso do povo moçambicano.

A meta de quinquénio é garantir que a taxa de acesso à electricidade saia dos actuais 34 por cento de para 64 por cento. (X)

 

 

Shortcuts