Electrificado o 26º Posto Administrativo em Niassa

Fri, 18/12/2020 - 19:45

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou na tarde desta sexta-feira, 18 de Dezembro, a Rede Eléctrica do Posto Administração de Meponda, no distrito de Lichinga, província de Niassa, uma infra-estrutura com capacidade para beneficiar 800 clientes.

 

O Posto Administrativo de Meponda é o vigésimo sexto, em Niassa, a beneficiar da energia da Rede Eléctrica Nacional, num projecto que consistiu na construção 70km de Rede de Média Tensão; 12,8km de Rede de Baixa Tensão; montagem de quatro transformadores de distribuição 33/0.4kV de 10kVA; 80 Candeiros de Iluminação Pública. Ainda ao longo da linha de Média Tensão a 33kV que vem da Subestação de Lichinga para a sede do PA de Meponda foram ligadas as localidades de Muangata 1, Muangata 2, Chivigo, Mbetasgone, todas pertencentes ao PA Meponda, tendo sido ligados um total de 471 clientes entre residências, lojas de comércio, edifícios governamentais, escolas e centros de saúde.

 

No acto de inauguração, Presidente a República vincou a importância da energia eléctrica para o desenvolvimento da população e de todo o tecido social e económico do país. “O acesso à electricidade torna as comunidades mais seguras, ajuda as pequenas empresas a prosperar e fornecer serviços essenciais como a educação e hospitalar” – disse Nyusi.

 

De acordo com o Presidente, o processo de electrificação em curso no âmbito do programa Energia Para Todos, lançado em Novembro de 2018, está num bom ritmo e vai permitir que neste ciclo de governação, mais moçambicanos passem a beneficiar de luz eléctrica pela primeira vez.

 

“A nossa presença hoje, no posto administrativo de Meponda, distrito de Lichinga, província de Niassa, consubstancia o nosso propósito de realizar os objectivos da agenda de governação por forma a elevar Moçambique para patamares de desenvolvimento económico”- esclareceu, indicando que a electrificação deste o Posto Administrativo de Meponda, corresponde ao 26 posto administrativo da província de Niassa.

 

Nyusi apelou a população a abster-se dos actos de vandalização da rede eléctrica, explicando que estas práticas reduzem os esforços realizados para o progresso do país, prejudicam a população, bem como a Empresa que é obrigada a desviar os investimentos na expansão da rede eléctrica para repor os danos causados por esses actos.

 

Testemunharam a cerimónia o Ministro de Recursos Minerais e Energia, Ernesto Max Tonela, o Secretário do Estado e a Governadora de Niassa, Dinis Vilanculos e Judite Massengele, respectivamente, entre outros convidados especiais.

 

 

 

 

 

Shortcuts