Maputo recebe material para o PROENERGIA

Tue, 02/03/2021 - 12:45

Mais de 24 mil famílias da cidade e província de Maputo terão energia eléctrica brevemente, no quadro do projecto ENERGIA PARA TODOS, lançado em 2018 pelo Presidente da República, Filipe Nyussi.

Os beneficiários são de zonas de expansão como Mapulene, Chiango, Albasine, na cidade de Maputo, bem como Guava, Mapulango, Matalane, Eduardo Mondlane, Faftine, Muntanhane, Agostinho Neto, Gimo O'Cossa, Samora Machel e Mumemo, em Marracuene. As zonas abrangidas incluem Mali, 15 de Agosto, Possulane, Ricatlha, Habel Jafar, Zintava e Mateque.

Luís Salomão, Delegado da Electricidade de Moçambique em KaMavota, falando na semana passada, aquando do baldeamento do material eléctrico, referiu que os empreiteiros já começaram a receber os materiais e equipamentos, nomeadamente postes e cabos de baixa e média tensão tendo em vista o lançamento das obras no terreno.

De acordo com o Eng. Salomão, a electrificação destes locais enquadram-se no PROENERGIA que visa universalizar o acesso à energia eléctrica até 2030.

O projecto de Maputo está orçado em 9.7 milhões de dólares (727.5 milhões de meticais) desembolsados pelo Banco Mundial, Reinos da Noruega, Suécia e União Europeia.

Segundo o Delegado de KaMavota, o projecto consiste na montagem de 133 quilômetros de linhas de média tensão, 288 km de linhas de baixa tensão e instalação de 289 postos de transformação.

O PROENERGIA está a ser implementado em todo o País. 

Shortcuts