PCA da EDM exige maior controlo de Perdas dos grandes clientes

Mon, 26/04/2021 - 07:30 to Mon, 31/05/2021 - 06:45

O PCA da EDM, Eng. Marcelino Gildo, trabalhou na manhã de sexta-feira, dia 23 de Abril de 2021, na Direcção de Protecção de Receita e Controle de Perdas (DPRP), onde inteirou-se, particularmente, do Centro de Controlo de Medição(CCM).

O referido centro integra 3.888 clientes que são monitorados através da uma plataforma moderna denominada MDM (Metering Data Management) usado na empresa. A plataforma faz a monitoria dos eventos que ocorrem nos clientes de média tensão, grandes consumidores de baixa tensão e domésticos de grande consumo.

A partir do MDM, os técnicos da DPRP conseguem, de forma remota e em tempo real, fazer o acompanhamento do consumo de eletricidade e detectar eventos ou situações que podem consubstanciar em perca de receita para a empresa, incluindo roubos de energia, no referido segmento de clientes.  

Sempre que o sistema despoleta um alerta, como tampa aberta, perca de tensão ou corrente, sobrecarga ou fluxo reverso, os técnicos da DPRP, em coordenação com as Áreas de Serviço ao Cliente, enviam equipas para as instalações suspeitas, a fim de verificarem o sistema de contagem e corrigir qualquer anomalia.

Só no passado mês em Março, foram despoletados 719 alertas e detectada uma fraude calculada em 358.861,31 Meticais na ASC Pemba.

O PCA da EDM, Eng. Marcelino Gildo, encorajou o trabalho que está a ser desenvolvido pela DPRP, tendo reiterado que a EDM está “a investir em tecnologias para combater as perdas de energia. Este Centro é responsável por cerca da nossa 40% da facturação, por isso temos que controlar os clientes para não termos desvios que prejudiquem a rentabilidade da Empresa”.

Recorde-se que desde a sua nomeação, o PCA da EDM declarou guerra contra as perdas, sendo este objectivo umas das prioridades estratégicas da actual gestão.

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