PCA da EDM preocupado com nível de perdas em Tete

Mon, 07/06/2021 - 20:30 to Wed, 30/06/2021 - 18:15

O Presidente do Conselho de Administração, Eng. Marcelino Gildo Alberto, escalou recentemente a província de Tete, no centro do país, com o objectivo de aferir o grau de realização dos projectos em curso, auscultar as preocupações dos grandes clientes e ter uma interação mais próxima com os colaboradores da Empresa.

Durante a vista, constatou-se que a ASC de Tete apresenta o índice mais elevado de perdas de energia eléctrica, situando em 37%, quando a meta anual da Empresa é de 30%.  Para o efeito, o PCA de EDM recomentou o reforço da “intensificação de inspecções, troca de contadores integrados por split meter e monitoria de clientes em PT sobrecarregados. Ainda assim, há melhorias porque até ao ano passado as perdas eram de 41%, portanto, estamos a trabalhar bem, mas é preciso redobrar esforços”.

Apesar deste desafio a ASC de Tete está a registar progressos no que concerne as novas ligações, estando previsto para o ano em curso que a expansão do fornecimento corrente elétrica beneficie cerca de 24 mil novos clientes.  Sabe-se ainda que, no âmbito do Programa Energia para Todos, a EDM, em Tete, vai electrificar, este ano, quatro postos administrativos, nomeadamente, Mucumbura, Zobué, Chiputo e Charre.A deslocação de trabalho do PCA da EDM a Tete, incluiu audiências com o Governador e Secretário de Estado da província de Tete, visitas aos grandes clientes, designadamente, as empresas Mozambique Leaf Tobacco, Fábrica de Explosivos, Mineradora Jindal e à subestação Móvel de Tete, bem como as subestações de Moatize e Manje.

 

Shortcuts