Electrificação de Itepela: Nyusi apela ao combate contra o roubo e vandalização de material eléctrico

Thu, 29/07/2021 - 13:30 to Thu, 18/07/2024 - 13:30

O Posto Administrativo de Itepela, no Distrito de Ngaúma, Província de Niassa já está ligado à Rede Eléctrica Nacional. A cerimónia de inauguração do novo sistema de fornecimento de energia foi dirigida na tarde de hoje, 29 de Julho, pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, na presença do Secretário de Estado e Governadora da Província do Niassa, PCA da EDM e demais convidados.

A Infra-estrutura de electrificação, construída no âmbito dos projectoElectrificação Rural do Niassa” concretiza um passo importante de alargamento do acesso universal de energia de qualidade em todo o País. Segundo o Presidente da República “ao levar energia eléctrica ao domicílio dos moçambicanos o meu Governo fomenta o desenvolvimento e garante que as famílias prosperem por via de incentivo  do uso produtivo de energia eléctrica. É isso que esperamos que aconteça aqui em Itepela, referiu o Chefe de Estado que na mesma oportunidade reafirmou o apelo ao combate e a vigilância comunitária contra a vandalização e roubo de material eléctrico, instalação de redes clandestinas e cobranças ilícitas de novas ligações cuja taxa é gratuita.

A construção da Rede Eléctrica de Itepela consistiu na construção de 23 km de Rede de Média Tensão, 14 km de Rede de Baixa Tensão, instalação de 05 Postos de Transformação (PTs) sendo 04 de 33/0.4kV de 100 kVA e 01 de 33/0.4kV de 50 kVA e montagem de 94 Candeiros de Iluminaçao Pública. Numa primeira fase serão executadas 300 baixadas, de um total de 900, que beneficiarão cerca de 890 famílias, moageiras, estabelecimentos comerciais, edifícios governamentais, escola e Centro de Saúde locais.

 

O projecto de electrificação de Itepela foi financiado por parceiros de cooperação, nomeadamente, Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA), Banco Islâmico para o Desenvolvimento Internacional (BID), Fundo OPEC/OFID e Governo de Moçambique, no valor de 0.51 MUSD. A empreitada foi executada pela Angelique da India, com a consultoria da Angwa Power Projects/ Euromoc (África do Sul/Moçambique).

Shortcuts