Posto Administrativo de Macaloge ligado à Rede Eléctrica Nacional

Fri, 30/07/2021 - 13:30 to Thu, 18/07/2024 - 14:00

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou, hoje, dia 30 de Julho de 2021, a Rede Eléctrica do Posto Administrativo (PA) de Macaloge, no Distrito  de Sanga, Província de Niassa. Esta infraestrutura de fornecimento de energia eléctrica corresponde o 28º Posto Administrativo electrificado dos 39 existentes naquele ponto do País.

Na ocasião, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi frisou a importância da energia como factor impulsionador de desenvolvimento nacional, particularmente nas zonas rurais onde este recurso ainda é escasso. “Com esta energia podemos estabelecer unidades de moagens para transformar o nosso milho ou mapira, podemos embalar e colocar em sacos próprios o nosso feijão ou a nossa batata e depois transportar para o mercado nacional e internacional. Isso é mais vantajoso porque o produto transformado tem um preço mais alto, assim criamos as cadeias de valor na agricultura, geramos mais rendimento e emprego”, enfatizou o Chefe de Estado.

A infraestrutura da Rede Eléctrica de Macaloge contempla 54 km de Rede de Média Tensão; 17 km de Rede de Baixa Tensão; 06 Postos de Transformação (PTs) de 33/0.4 kV de 100 kVA e 104 Candeiros de Iluminaçao Pública. O empreendimento permitiu ainda a ligação de mais de 800 novas ligações que beneficiam de energia eléctrica pela primeira vez incluíndo moageiras, edifícios governamentais, escolas (2 EPC e uma Escola Secundaria que inclui internato) e Centro de Saúde.

O Presidente da República apelou à população para abster-se dos actos de vandalização da rede eléctrica. “Protejam o vosso equipamento contra os roubos porque vocês precisam de energia e é para isso que lutamos para nos libertar. Vamos colaborar com as autoridades elevando a nossa vigilância e denunciando os ladrões.  Queremos progredir para que amanhã tenhamos mais empresas, mais indústrias, mais hotéis e isso significa mais emprego, mais rendimento e bem-estar social”, sublinhou o Presidente Filipe Nyusi.

O projecto de electrificação do Posto Administrativo de Macaloge foi financiado pelos parceiros de cooperação, nomeadamente, Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA), Banco Islâmico para o Desenvolvimento Internacional (BID), Fundo da OFID e Governo de Moçambique, no valor de 0.87 MUSD. A empreitada foi executada pela Angelique da India com a fiscalização da Angwa Power Projects/ Euromoc (África do Sul/Moçambique).

Shortcuts