População de Panjane e Messano vibra com energia eléctrica

Fri, 13/08/2021 - 13:00 to Sun, 13/08/2023 - 13:30

As Sedes dos Postos Administrativos de Panjane, Distrito de Magude, província de Maputo e Messano, no distrito do Bilene, Provícia de Gaza estão, desde ontem, dia 12 de Agosto de 2021, ligados à Rede Eléctrica Nacional.

A electrificação de Panjane e Messano enquadra-se na implementação do Programa Energia para Todos, que tem como objectivo garantir o acesso universal a energia eléctrica a todos os moçambicanos até 2030. Nesta fase o projecto está a electrificar os Postos Administrativos, depois de ter concluído a electrificção de todos os distritos em 2018.

A electrificação do Posto Administrativo de Panjane consistiu na construção de 33 km de Linha de Média Tensão a 33 kV, a partir de Magude, montagem de 2 Postos de Transformação (PTs) de 100 kVA, construção 7 km de rede de Baixa Tensão e montagem de 124 Candeeiros de iluminação Pública, num investimento de 62 milhões de meticais.

Logo no primeiro dia foram efectuadas 12 das 100 novas ligações previstos. Com a electrificação de Panjane, 24 dos 26 Postos Administrativos existentes na Província de Maputo, já se encontram electrificados.

Já em Messano, as obras de electrificação contemplaram 17 km de Linha de Média Tensão a 33 kV, a partir de Mazivila, e outros 5 km de rede de Baixa Tensão. Foram montados também 3 Postos de Transformação (PTs) de 100 kVA e 100 candeeiros de iluminação Pública, num investimento avaliado em 31 milhões de meticais. Dos 300 Novos Consumidores previstos já efectuadas 15. Com a electrificação de Messano, ficam apenas 11 Postos Administrativos por electrificar, na Província de Gaza.

Na ocasião, durante à noite, populares de Messano saíram à rua para festejar a chegada de corrente eléctrica. “O desenvolvimento chegou a Messano. Já encomendei a minha geleira a minha televisão. Viva a EDM”, manisfetou-se Balbina Joaquim, em tom efusivo e bastante emocionada com a nova realidade.

Os projectos de Panjane e Messano são financiado pelo Governo de Moçambique, com a Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) a viabilizar o cumprimento da meta de assegurar que a energia eléctrica seja um factor impulsionador de desenvolvimento social e económico do Pais.

Shortcuts