“A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA É IRREVERSÍVEL” - SECRETÁRIO PERMANENTE DO MIREME

Thu, 20/06/2024 - 14:15

O Secretário Permanente (SP) do Ministério do Recursos Minerais e Energia (MIREME), António Manda, defendeu durante a 58ª Reunião Anual da APUA, que a transição energética é irreversível e o continente Africano têm todas as condições para liderar esse processo de forma justa.

Segundo António Manda, África é um continente agraciado com abundância de recursos naturais capazes de gerar Energia Limpa e Renovável por muitas gerações.

Para tal é fundamental que se aposte na Diversificação da Matriz Energética, pois, para além da sua sustentabilidade e baixo custo de implementação, este mecanismo de geração e distribuição de energia, à base da natureza, permite que a energia chegue mais rapidamente às comunidades mais recônditas, com aposta em soluções Fora da Rede (Off Gride)”, invocou.

António Manda destacou que, Moçambique dispõe de uma Estratégia Nacional de Electrificação, aprovada em 2018, focada no objectivo do Acesso Universal à energia eléctrica, até 2030, onde o contributo das energias renováveis tem um papel preponderante.

Temos vários projectos em curso, entre os quais se destaca a Central Térmica de Temane (CTT) com uma capacidade instalada para a produção de 450MW, que funciona à base de Gás Natural, com potencial para aumentar cerca de 16 por cento a capacidade instalada de produção de energia no País. O mesmo projecto inclui a construção da Linha de Transmissão a 400kV (TTP), com uma extensão de cerca de 650km e de novas Subestações que vão elevar os parâmetros de equilíbrio e segurança do Sistema Eléctrico Nacional, o que vai garantir, maior fiabilidade e capacidade de reserva no fornecimento de energia eléctrica, funcionando em regime de redundância”, destacou o SP.

António Manda acrescentou que os Projectos CTT e TTP contribuem para consolidar o posicionamento de Moçambique como Polo Energético capaz de gerar e escoar grandes quantidades de energia, cada vez mais limpas, impulsionando investimentos e iniciativas produtivas, no domínio de agro–processamento, turismo, exploração de areias pesadas e muito mais.

Shortcuts