Mais 30 MW para Região Norte do País

Fri, 23/10/2020 - 13:00

Até Agosto de 2021, a Rede de Transporte Norte vai receber mais 30 MW de energia eléctrica, quando for concluída a construção da Central Solar de Metoro, no Distrito de Ancuabe, província de nortenha de Cabo Delgado. 

Para o efeito, o Presidente da República de Moçambique, Jacinto Filipe Nyusi, procedeu, na manhã do dia 23 de Outubro de 2020, ao lançamento da primeira pedra, que simboliza o início da construção da Central Solar, no Posto Administrativo de Metoro, em Cabo Delgado. A central cujas as obras já iniciaram com o processo de aberturas de vias de acesso e construção e montagem do estaleiro, tem o seu término previsto para Agosto de 2021 e vai injectar na rede da EDM 30 MW de energia eléctrica.

O Presidente da República, disse na ocasião que o projecto enquadra-se nos planos do Governo, para o presente Quinquênio, de massificar a electrificação rural, a implementação de energias renováveis, com o envolvimento do sector privado.  “Temos o compromisso de electrificar todos os postos administrativos ainda neste mandado com a implementação e diversificação de fontes de produção, ao longo do País, nomeadamente, hídricas, eólicas, fotovoltaicas e todas outras amigas do ambiente.

Por sua vez, o Embaixador da França, no uso da palavra disse que é um orgulho para o seu país financiar este projecto, porque Moçambique tem sido pioneira na implementação de energias renováveis. Disse também que registava-se desta forma mais um marco histórico no âmbito da cooperação entre França e Moçabique.

O lançamento da 1ª pedra em Metoro acontece depois de inaugurar a Central Solar de Mocuba, na Província da Zambézia e do Lançamento do PROLER (Programa de Leilão de Energias Renováveis) que visa leiloar projectos de produção de energia, com recurso a fontes renováveis, amigas do ambiente.

O Projecto de construção da Central Solar de Metoro está inserido no Plano de aumento da capacidade produção e diversificação das fontes energéticas no País em geral e no Norte em particular, com o objectivo de garantir energia de qualidade na Província de Cabo Delgado e outras zonas da região norte de Moçambique.  Este empreendimento, que vai acelerar o desenvolvimento socio-económico desta região do norte do País, traduz o esforço e planos desenhados pelo Governo de Moçambique que tem como objectivo garantir o fornecimento de energia fiável e de qualidade bem como permitir que maior número da população tenha acesso à energia eléctrica, no âmbito do PROGRAMA ENERGIA PARA TODOS, lançado em 2018.

A Central de Metoro vai compreender a montagem de uma Central Solar fotovoltaico de 41 MWp, com a montagem de 121.500 módulos de painéis solares; montagem de inversores decentralizados (Huawei). Com potência nominal de aproximadamente 185kw e 6 transformadores MT/BT – Potência nominal 6000kVA.

Para injecção de energia à rede da EDM, o projecto inclui a extensão da Subestação de Metoro; montagem de um transformador elevador de 33/110kV com 40MVA e atualizar o sistema de controle da subestação existente para levar em conta a interconexão - telecomunicações, comando de controle numérico, alimentação auxiliar. – Instalação de proteção de transformadores de potência e painel de controle. 

Shortcuts