PROJECTO CTT 450MW: OPERAÇÃO COMERCIAL PREVISTA PARA JANEIRO DE 2025

Fri, 12/04/2024 - 12:15

O Director de Operador do Mercado, Eng.º Luís Ganje, revelou que está previsto para Janeiro de 2025, o início da operação comercial da Central Térmica de Temane (CTT), na província de Inhambane.

A informação foi revelada durante a Reunião Nacional de Balanço da EDM, realizada no dia 12 de Abril do presente ano, em Maputo.

O processo de comissionamento da Central que estava previsto para Maio de 2024, passou para Julho próximo, devido a atrasos do empreiteiro e ocorrência da Tempestade Tropical Filipo, que teve impacto negativo no progresso das obras.

Por tratar-se de um Projecto estruturante, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM), Eng.º Marcelino Gildo Alberto, afirma ser extremamente importante a formação de quadros que irão operar a Central Térmica de Temane.

“Busquem jovens recém-formados que precisam de oportunidade. Temos exemplos claros dos Jovens profissionais da EDM que estão a fazer maravilhas na Empresa”, frisou o Eng.º Marcelino Gildo Alberto.

Por sua vez, o Administrador Executivo para Área de Desenvolvimento de Negócios, Dr. Pedro Nguelume, acrescentou que a formação de recursos humanos é crucial e urgente porque a CTT traz desafios para a EDM, nos níveis operacional e de gestão.

“Todas as nossas valências e competência  vão ser postos à prova, mais ainda, temos a oportunidade de fazer dar certo e gerir a infra-estrutura de forma responsável, salvaguardando o bom nome da EDM”, referiu o Administrador Nguelume.

Em jeito de resposta, o Director de Gestão de Recursos Humanos, Eng.º Vaz Goba Calenço, referiu que já está em curso a selecção do pessoal que irá operar a CTT, embora tenha havido atrasos para o arranque do processo.

Refira-se que a CTT irá permitir a geração de 450 MW de energia, através do gás natural, por um período de 25 anos, aumentando cerca de 16% da capacidade instalada de produção de energia eléctrica no País, visando responder à demanda interna no âmbito do Programa de Acesso Universal à Energia, até 2030, potenciar a industrialização nacional, bem como consolidar o posicionamento de Moçambique como Polo Regional de Energia na região da África Austral.

Ademais, a Central Térmica de Temane é uma infra-estrutura de energia limpa que vem confirmar o estabelecimento de uma matriz energética multifacetada de produção de energia no País.

Shortcuts