Projecto TTP a passos largos para a fase de operação

Sat, 20/04/2024 - 12:15

O Projecto de interligação Temane - Maputo está quase concluído. Os trabalhos de construção das Subestações de Temane, Chibuto, Matalane e de Maputo estão bastante avançados, incluindo a Linha de Transporte Temane - Maputo.

Depois da última visita efectuada em Fevereiro último, o Presidente do Conselho de Administração da Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM), Engº Marcelino Gildo Alberto, esteve, no dia 19 de Abril de 2024, nas Subestações de Matalane e de Maputo, com o objectivo de monitorar e inteirar-se do progresso das obras de construção daquelas infraestruturas.

De acordo com o PCA da EDM, o progresso é bastante satisfatório se comparado com o registado em Fevereiro. “Neste momento, os trabalhos de construção civil, que têm influência na energização, já terminaram, decorrem trabalhos de construção de acessos e estradas, entre outros, que não tem nenhuma implicação na energização do projecto.

O PCA da EDM assegurou que da parte mecânica e eléctrica regista-se um grande avanço, os equipamentos já estão instalados, no entanto, aguarda-se a interligação com a Subestação da MOTRACO.

“Para a energização da Subestação de Maputo é necessário fazer um interface com a SE da MOTRACO, portanto, há painéis que ainda estão a ser fabricados, que vão garantir esse interface e serão disponibilizados dentro de três semanas”, disse Marcelino Gildo, tendo avançado que essa é a parte mais crítica para iniciar o processo da energização da Linha que está prevista para o dia 20 de Maio, na secção entre Maputo e Matalane”.

Em relação à Linha de transmissão, o PCA da EDM referiu que o trabalho ainda está em curso. Já foi concluído o troço Maputo-Matalane, falta apenas o lançamento do condutor em cerca de 20 km, no troço Matalane-Chibuto e mais 20 km no troço Chibuto - Temane.

O PCA falou igualmente da Central Térmica de Temane, que também regista progresso. O Engº Marcelino disse que há um ligeiro atraso causado pela passagem do Ciclone Filipo, que afectou o funcionamento da barcaça instalada em Inhassoro. “A maior parte do equipamento é recebida através de uma barcaça instalada no Distrito de Inhassoro, em Inhambane, neste momento não se pode transporta as turbinas e transformadores, mas a referida embarcação está em processo de reparação, por essa razão o empreiteiro solicitou a extensão do prazo de Maio para finais de Julho.

 

 

Shortcuts