DESTRUÍDA PELO CICLONE IDAI: Linha Dondo-Munhava pronta até Novembro de 2020

Reconstrução da Linha Dondo-Munhava, destruída pelo ciclone IDAI
Tue, 25/08/2020 - 13:00

A linha de transporte de energia eléctrica, a 110 kV, que interliga as subestações de Dondo e da Munhava, na província de Sofala, poderá estar pronta até princípios de Novembro próximo. Em curso estão as obras de reconstrução da linha no troço entre Dondo e a SE da Munhava, onde tombaram 11 torres, em Março de 2019, devido ao violento ciclone IDAI que fustigou a província de Sofala e parte de Manica e Tete.

Neste momento decorrem trabalhos de reposição das últimas cinco torres. No entanto, devido ao estado do terreno lamacento por onde passa a linha, foi contratada uma empresa especializada para fazer a parte civil de construção dos maciços e caberá à EDM erguer as torres e fazer o lançamento do respectivo cabo.

Segundo o Engº Gildo Brasso, supervisor da subestação da Munhava e das obras, os matérias e parte de equipamentos para erguer as torres já estão posicionados na SE de Dondo, estando apenas à espera do término da parte civil por parte da empresa “SWATER”, que está a construir os maciços.

Gildo Basso disse que é urgente a reposição desta linha porque ela garante a estabilidade de fornecimento na SE da Munhava. “Estamos a ter problemas de rompimento de fiadores porque a outra linha em serviço é muito antiga, não consegue encachar a carga suficiente para Beira”, friosu Basso.

As obras foram visitadas pelo Administrador do Pelouro de Produção e Transporte, Eng. Júlio Chipuazo, que está numa digressão pela rede primária da EDM, para se inteirar da sua configuração. Durante a visita, o Engº Feliciano Massingue, director de Transporte, que acompanha o Administrador, disse que, no final das obras, a EDM vai fazer uma outra intervenção que consiste em fortificar a área da base das torres, para evitar a corrosão das cantoneiras devido às águas que abundam naquele local. Massingue revelou-nos também que as obras de construção dos maciços estão orçadas em cerca de 14 milhões de meticais. Este valor não inclui a implantação das torres que vai ser necessário a movimentação dos materiais e equipamentos, incluindo o aluguer de camião grua apropriada para ergueras torres.

Shortcuts