EDM COMBATE VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO

Tue, 28/05/2024 - 12:15 to Thu, 04/07/2024 - 12:45

A Direcção de Planificação e Sistemas (DPSE) levou a cabo, na última quinta-feira, dia 28 de Maio, um Workshop denominado “Impacto da Violência Baseada no Género na Implementação de Projectos”.

Com o intuito de colher subsídios de outras organizações, governamentais e ONG´s, para o combate ao mal que enferma a sociedade, sobretudo nos projectos de electrificação em curso, a EDM juntou especialistas do Banco Mundial e da Sociedade Civil para discutir o fenómeno.

O Administrador para o Pelouro de Electrificação e Projectos, Joaquim Ou-Chim, no discurso de abertura, ressalvou que a ocorrência de casos de violência baseada no género, durante a implementação de projectos de expansão da rede eléctrica, pelos empreiteiros das obras ou sub contratados, pode demandar em custos não previstos e afectar o prazo de entrega da obra, podendo causar o cancelamento do seu financiamento.

O abuso, o assédio e a exploração sexual de menores, apoiam-se muitas vezes, no poderio financeiro dos empregadores que aliciam mulheres e raparigas em situação de vulnerabilidade ou sem alternativa de trabalho.

Neste contexto, a EDM espera, com este Workshop, desenhar e restruturar melhor as suas políticas para a prevenção e punição deste mal que enferma as comunidades abrangidas pelos seus projectos.

Para António Munguambe, Director de Planeamento de Sistemas e Engenharia (DPSE), a ocorrência de casos de violência durante a implementação de projectos, preocupa a Instituição, daí que todos os intervenientes devem adoptar condutas e procedimentos que protegem a mulher, rapariga e criança.

Dércia Cumbula, da DPSE, disse que os projectos devem acautelar os riscos sociais sob pena das comunidades um dia se levantarem e dizerem claramente que não querem os empreiteiros naquele local, devido a estes comportamentos pouco dignos.

“Em comunidades onde não existe apropriação do projecto, corre-se o risco de vandalização das infra-estruturas aí erguidas”, referenciou Dércia Cumbula.

O resultado deste worskhop foi satisfatório na medida que os diversos intervenientes deram sugestões valiosas, rumo a uma melhor restruturação da política de género, com a inclusão de uma conduta de ética para os empreiteiros e bem com a indução de colaboradores em matérias de interesse no concernente ao abuso e violência baseada no género.

 

 

 

Shortcuts