Gestores da EDM assinam acordos de Gestão

Assinatura dos Acordos de Gestão
Mon, 10/08/2020 - 13:15 to Wed, 13/12/2023 - 11:15

Os gestores da Electricidade de Moçambique, E.P., a nível central, rubricaram, no dia 07 de Agosto de 2020, Contratos de Gestão, com o Conselho de Administração, um instrumento que apresenta os indicadores e as linhas mestres de gestão da Empresa nos vários sectores de actividade com vista ao alcance dos objectivos emanados no Plano de Negócios 2020-2024, desenhado pela Empresa.

A assinatura dos Contratos de Gestão entre o Conselho de Administração e gestores da EDM é uma prática que foi observada no passado e resgatada pelo actual Conselho de Administração, onde cada director se comprometeu perante o Administrador do seu Pelouro a cumprir com as metas estabelecidas no Contrato de Gestão.

Com efeito, os 25 directores distribuídos pelos sete pelouros existentes na Empresa rubricaram, cada um com o respectivo responsável do Pelouro, os Contratos referentes aos últimos meses do corrente ano de 2020.

O Engº António Nhassengo, director do Gabinete Estratégico e Desempenho Empresarial, direcção com a atribuição de preparar os contratos, aconselhou aos directores a partilharem o instrumento de gestão com os seus colaboradores porque estes são os fazedores e fazem parte da solução.

No uso da palavra, depois da assinatura dos Contratos de Gestão, o PCA da EDM, Engº Marcelino Gildo Alberto, reconheceu que 2020 é um ano atípico devido à pandemia da COVID 19 e está a impactar na economia da Empresa. O PCA referiu que a facturação da Empresa diminuiu com a perca de cerca de 15 a 20 milhões de dólares por mês.

O PCA apelou a todos os presentes a serem muito imaginativos para tentarem reverter a situação negativa trazida pela COVID 19. “Venham com soluções inovativas, proponham e apresentem os ganhos, olhem a Empresa como vossa, olhem para os números, não precisam ser financeiros para conhecerem as contas da Empresa. A Empresa tem custos com fornecedores, IPP, salário e tem receitas e estas estão na base do tarifário que todo mundo conhece”, disse o timoneiro da EDM.

Marcelino Alberto recomendou celeridade, profissionalismo e o respeito pelo cliente. Disse ainda que se ultimamente regista o desmantelamento de redes clandestinas envolvendo trabalhadores da EDM. Como gestores devem estar a par do que está a acontecer na Empresa. “Vamos ser gestores, é um compromisso que assinamos hoje e não se esqueçam que estamos a fazer o papel do Governo na área de energia, vamos nos empenhar para trazer resultados”, sublinhou o PCA.

Shortcuts