Ligação dos Postos Administrativos: a vez de Alto Ligonha

Sat, 12/12/2020 - 15:30

 

O Posto Administrativo de Alto Ligonha já está ligado à Rede Eléctrica Nacional. A cerimónia de inauguração teve lugar no dia 11 de Dezembro corrente e foi dirigida pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi.

 

A eletrificação de Alto Ligonha faz parte do projecto ProEnergia e consistiu na construção de 78 quilómetros de linha de média tensão a 33 kilovolts a partir do distrito de Alto Molocué e outros oito quilómetros da rede de baixa tensão.

 

A linha abrange, no trajecto, cinco povoados. Estão montados cinco Postos de Transformação (PT) que totalizam 560 kilovolts amperes, dos sete previstos, o que assegurou a ligação, numa primeira fase, de 60 consumidores, dos 1.500 previstos, incluindo a sede do posto.

 

Falando no acto da inauguração, o Presidente da República enalteceu os esforços dos trabalhadores da Electricidade de Moçambique (EDM) que se têm empenhado para garantir energia eléctrica ao país. Nyusi vincou que a EDM é fundamental no aumento do ritmo de ligações de novos consumidores da rede eléctrica nacional.

 

“Os nossos colegas, os nossos irmãos, da Electricidade trabalham sob pressão, por vezes sem recursos e, às vezes, pensamos que não querem fazer. Mas, é uma empresa que, se estivesse a trabalhar como privada, se calhar, seria mais rentável. Mas, porque tem uma obrigação social e de governação, tem estado a fazer tudo por tudo em momentos muito difíceis”, exaltou.

 

À população de Alto Ligonha, Nyusi apelou para que cuidasse da infra-estrutura eléctrica, evitando sabotagens, para que se assegure o período de vida útil e a respectiva sustentabilidade.

 

O PR recomendou, igualmente, que cada cidadão fosse capaz de promover actividades que permitam maximizar os benefícios decorrentes da disponibilidade da energia eléctrica. (X)

 

Shortcuts