Mazucane na rota do desenvolvimento

Fri, 22/10/2021 - 13:00 to Fri, 14/10/2022 - 13:00

“A Energia eléctrica é um dos factores impulsionadores do desenvolvimento das zonas rurais, que garante a implantação de indústrias e modernização dos serviços socais”, referiu Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República, depois de proceder à inauguração, hoje, 22 de Outubro de 2021, da Rede Eléctrica do Posto Administrativo de Mazucane no Distrito de Chonguene, Província de Gaza, colocando aquele ponto do País na rota de desenvolvimento socioeconómico. A cerimónia foi testemunhada pelo Ministro dos Recursos Mineras e Energia, Ernesto Max Tonela, PCA da EDM, Engº Marcelino Gildo Alberto, líderes comunitários, agentes económicos e demais individualidades.

O Presidente da República esteve em Mazucane depois de inaugurar as centrais fotovoltaicas de Changanine e Alto Changane ambos no distrito de Chibuto, província de Gaza. No seu discurso, Filipe Nyusi afirmou que depois de electrificadas todas as sedes distritais, o Governo aposta na electriicação dos postos administrativos até 2024. Neste contexto, enalteceu também o papel da EDM, que com zelo e dedicação, está a cumprir com a sua missão de levar a energia a todos os moçambicanos.

Prosseguindo Filipe Nyusi afirmou que a qualidade de vida significa ter comida, escola, hospital e mais serviços sociais, e para o alcance desse objectivo o governo não irá medir esforços para electrificar, sobretudo as zonas rurais onde se encontra a maior parte da população. “Continuaremos a envidar esforços para iluminar cada canto deste vasto País de uma forma progressiva e com velocidade necessária”, vincou o Chefe do Estado.

Usando da palavra, a Governadora da Província de Gaza, Margarida Mapandzene, referiu que as inaugurações testemunhadas nos três Postos Administrativos em Gaza, constituem uma prova inequívoca de que a iniciativa do Governo, Energia para Todos veio para dinamizar e melhorar a qualidade de vida das comunidades. A dirigente referiu-se igualmente que o impacto da electrificação dos postos administrativos no País é imensurável.

O projecto de electrificação de Mazucane consistiu na construção de 31 quilómetros de Rede de Média Tensão, 12 quilómetro de rede de baixa Tensão, instalação de 5 Postos de Transformação dos quais 3 com capacidade de 160 kVA e 2 de 100 kVA. Foram montados ainda 150 candeeiros de iluminação pública e ligados 183 dos 500 novos consumidores previsto. O projecto de electrficação de Mazucane permitiu também a electrificação da localidade Mangundze e dos Povoados de Mevengane e Matsinhane, em Chongoene.

 

A chegada de energia eléctrica a estes pontos do País é sinónimo de melhoria no acesso aos serviços sociais básicos, como sejam o fornecimento de água potável, saneamento, melhoria dos cuidados de saúde, de educação e de sistemas de comunicação.

Espera-se, por isso, que a energia cumpra com o seu papel multiplicador, proporcionando o aumento da produção e comércio agrícola, indução ao consumo local, criação de postos de trabalho, bem como a geração de renda.

Com a eletrificação de Mazucane, de um total de 45 postos administrativos, a Província de Gaza atinge o 37° Posto Administrativo a beneficiar de energia elétcrica.

Shortcuts