EDM QUER MAIS INVESTIMENTOS PARA O PROCESSO DE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA EM ÁFRICA
O Presidente do Conselho de Administração, Eng.º Marcelino Gildo Alberto, defendeu que África precisa de mais investimentos para aproveitar o seu potencial energético, visando uma transição efectiva para as energias limpas.
“Numa altura em que o mundo regista progressos assinaláveis no processo de transição energética, através da substituição de combustíveis fósseis por energias limpas e renováveis, o nosso continente continua à mercê de mais investimentos em tecnologias para optimizar a rica, diversa e abundante matriz energética”, afirmou o PCA da EDM.
Segundo o dirigente, as empresas do ramo da electricidade que operam em África têm a obrigação de apostar na concretização de grandes projectos para a provisão de mais energia de qualidade e acessível, com especial aposta nas fontes limpas e renováveis.
Contudo, o Eng.º Marcelino Gildo Alberto referiu que ainda há grandes desafios que retardam o desenvolvimento acelerado de toda a cadeia de valor do sector eléctrico de África, incluindo os desastres naturais que, ciclicamente, afectam o continente.
“É preciso que se encontrem estratégias conjuntas para o estabelecimento de infra-estruturas mais robustas e resilientes às intempéries, que, em geral, comprometem o alcance dos nossos objectivos e metas. Ademais, acreditamos que com a abordagem científica da APUA, iremos encontrar respostas mais consistentes e tecnicamente aplicáveis à nossa realidade africana”, enfatizou o PCA da EDM.