Direcção de Finanças Corporativas
Atribuições
- Assegurar o registo, integridade e gestão diária de todas transações contábeis da empresa, assim como, produção de análises financeiras diversas para os vários departamentos, parceiros e Conselho de Administração.
- Liderar várias iniciativas e projectos, bem como a promoção de boa governação, gestão de risco, revisão de tarifas, contenção e iniciativas de redução de custos e análise de desempenho dos principais indicadores financeiros da EDM;
- Estabelecer e construir relações com entidades externas, incluindo Bancos,
- Autoridades Fiscais, Ministério de Economia e Finanças, Auditores, Fornecedores, etc,
- Preparar relatórios estatutários anuais e apresentar os resultados e recomendações ao Conselho de Administração e aos Accionistas;
- Cumprir com todos os requisitos estatutários em conformidade com as normas contabilísticas em vigor em Moçambique;
- Assegurar que os níveis de inventário e custos operacionais sejam revistos regularmente e que exista um processo formal para resolução de variações.
- Cumprir com o regulamento legal e fiscal em vigor em Moçambique de modo a garantir que exista um processo de gestão fiscal e legal eficiente e permanente;
- Ajudar o Administrador Executivo do Pelouro das Finanças nas tarefas diárias, assim como ajudar na execução e simplificação de processos de gestão e optimização da cadeia de valores;
- Auxiliar no processo de procurement da EDM, que inclui a negociação de contratos dos diversos concursos, seleção dos contratados, etc;
- Auxiliar na liderança estratégica da Direcção e definição de uma visão norteada por um conjunto de objetivos e indicadores de desempenho claros.
- Assegurar o planeamento e execução de toda operação de tesouraria e financeira da EDM, assim como preparar suporte analítico para definição da estratégia corporativa de Tesouraria;
- Liderar as várias iniciativas e projectos relacionados com projecções de caixa, mobilização de recursos, produção de relatórios com análises de variações, credito, controlo e gestão de "compliance";
- Rever regularmente os controlos chave de gestão de tesouraria e processos administrativos da direcção;
- Implementar políticas de tesouraria relevantes e atualiza-las sempre que necessário para assegurar que estejam de acordo com os processos correntes, assim como recomendar e implementar acções de melhorias e eficiências nos actuais processos;
- Produzir relatórios de desvios orçamentais de custos de transações bancarias sempre que necessário; implementar as recomendações aprovadas para redução de despesas bancarias;
- Elaborar estudos comparativos regulares do sector bancário e seus serviços;
- Implementar e supervisionar a utilização e melhoria de indicadores de desempenho da tesouraria;
- Desenvolver e manter uma previsão de curto prazo de caixa e dívidas;
- Analisar variações de desempenho, e trabalhar em colaboração com outras Divisões para melhorar o processo de previsão de fluxo de caixa e planeamento de liquidez;
- Assegurar uma boa gestão do risco de crédito identificando melhorias nos processos, que incluí novos aplicativos informáticos, assim como coordenar a implementação de novas soluções, politicas e procedimentos;
- Executar estratégias que melhorem a liquidez da Empresa enquanto reduzem os custos de gestão de liquidez de forma eficiente;
- Identificar riscos financeiros que se relacionem com operações de tesouraria;
- Desenvolver e executar estratégias de mitigação de risco atempadamente e de forma eficiente. Estes riscos incluem, mas não se limitam à, flutuações cambiais, interrupções bancarias, transações transfronteiriças e falência de clientes;
- Implementar novas estruturas de tesouraria e bancos através de uma gestão efectiva do capital de giro, empréstimos e facilidades bancarias;
- Gerir requisições de garantias bancarias, cartas de crédito e outros instrumentos;
- Analisar pedidos para renovação de empréstimos e aumentos de capital ou divida; e
- Ter conhecimento detalhado da estrutura de capital da EDM e explicar variações.
- Preparar detalhadamente, as metas financeiras a curto e longo prazo por meio do planeamento, orçamento e previsão de resultados financeiros;
- Preparar e monitorizar os orçamentos, planeamento financeiro e modelagem financeira da EDM, para além da elaboração das projecções financeiras plurianuais e das contas de gestão trimestrais;
- Produzir trimestralmente e anualmente os relatórios de gestão necessários para o apoio à tomada de decisão, em particular nas áreas de planeamento de investimentos;
- Consolidar a implementação da gestão orçamental ao nível do sistema GIAF;
- Propor a mudanças e garantir o cumprimento das políticas e procedimentos;
- Fornecer informação financeira integrada aos stakeholders, detectar problemas e conceber acções e planos para ultrapassar todos os potenciais riscos;
- Coordenar e consolidar a preparação e o controlo dos orçamentos de investimento; e
- Prestar assistência em matérias de gestão financeira às Direcções de Desenvolvimento de Negócios e Planeamento de Sistemas, em modelagem e projecções para novos projectos.
Celma Satar Leal Esmael
É Licenciada em Economia e Gestão pela Universidade Católica de Moçambique desde 2014.
PERFIL CORPORATIVO:
- 2020 ao Presente - Directora de Finanças Corporativas;
- 2020: Directora de Ética e Provedoria de Cliente;
- 2019 ao Presente: Membro não Executivo do Mozambique Power Invest;
- 2018 - 2020: Directora Comercial de Clientes de Grande Consumo;
- 2017 - 2018: Directora Comercial de Clientes de Baixo Consumo;
- 2013 - 2017: Chefe de Departamento de Finanças-Direcção de Rede de Transporte;
- 2006 - 2013: Chefe de Departamento de Finanças– Divisão de Transporte Centro e Divisão de Produção Centro no Chimoio;
- 2004 - 2006: Gestora de Cliente na Area Comercial em Chimoio;
- 1998 - 2004: Gestora de RH na Area de Distribuição do Chimoio;