Direcção de Finanças Corporativas

Atribuições

  • Assegurar o registo, integridade e gestão diária de todas transações contábeis da empresa, assim como, produção de análises financeiras diversas para os vários departamentos, parceiros e Conselho de Administração.
  • Liderar várias iniciativas e projectos, bem como a promoção de boa governação, gestão de risco, revisão de tarifas, contenção e iniciativas de redução de custos e análise de desempenho dos principais indicadores financeiros da EDM;
  • Estabelecer e construir relações com entidades externas, incluindo Bancos,
  • Autoridades Fiscais, Ministério de Economia e Finanças, Auditores, Fornecedores, etc,
  • Preparar relatórios estatutários anuais e apresentar os resultados e recomendações ao Conselho de Administração e aos Accionistas;
  • Cumprir com todos os requisitos estatutários em conformidade com as normas contabilísticas em vigor em Moçambique;
  • Assegurar que os níveis de inventário e custos operacionais sejam revistos regularmente e que exista um processo formal para resolução de variações.
  • Cumprir com o regulamento legal e fiscal em vigor em Moçambique de modo a garantir que exista um processo de gestão fiscal e legal eficiente e permanente;
  • Ajudar o Administrador Executivo do Pelouro das Finanças nas tarefas diárias, assim como ajudar na execução e simplificação de processos de gestão e optimização da cadeia de valores;
  • Auxiliar no processo de procurement da EDM, que inclui a negociação de contratos dos diversos concursos, seleção dos contratados, etc;
  • Auxiliar na liderança estratégica da Direcção e definição de uma visão norteada por um conjunto de objetivos e indicadores de desempenho claros.
  • Assegurar o planeamento e execução de toda operação de tesouraria e financeira da EDM, assim como preparar suporte analítico para definição da estratégia corporativa de Tesouraria;
  • Liderar as várias iniciativas e projectos relacionados com projecções de caixa, mobilização de recursos, produção de relatórios com análises de variações, credito, controlo e gestão de "compliance";
  • Rever regularmente os controlos chave de gestão de tesouraria e processos administrativos da direcção;
  • Implementar políticas de tesouraria relevantes e atualiza-las sempre que necessário para assegurar que estejam de acordo com os processos correntes, assim como recomendar e implementar acções de melhorias e eficiências nos actuais processos;
  • Produzir relatórios de desvios orçamentais de custos de transações bancarias sempre que necessário; implementar as recomendações aprovadas para redução de despesas bancarias;
  • Elaborar estudos comparativos regulares do sector bancário e seus serviços;
  • Implementar e supervisionar a utilização e melhoria de indicadores de desempenho da tesouraria;
  • Desenvolver e manter uma previsão de curto prazo de caixa e dívidas;
  • Analisar variações de desempenho, e trabalhar em colaboração com outras Divisões para melhorar o processo de previsão de fluxo de caixa e planeamento de liquidez;
  • Assegurar uma boa gestão do risco de crédito identificando melhorias nos processos, que incluí novos aplicativos informáticos, assim como coordenar a implementação de novas soluções, politicas e procedimentos;
  • Executar estratégias que melhorem a liquidez da Empresa enquanto reduzem os custos de gestão de liquidez de forma eficiente;
  • Identificar riscos financeiros que se relacionem com operações de tesouraria;
  • Desenvolver e executar estratégias de mitigação de risco atempadamente e de forma eficiente. Estes riscos incluem, mas não se limitam à, flutuações cambiais, interrupções bancarias, transações transfronteiriças e falência de clientes;
  • Implementar novas estruturas de tesouraria e bancos através de uma gestão efectiva do capital de giro, empréstimos e facilidades bancarias;
  • Gerir requisições de garantias bancarias, cartas de crédito e outros instrumentos;
  • Analisar pedidos para renovação de empréstimos e aumentos de capital ou divida; e
  • Ter conhecimento detalhado da estrutura de capital da EDM e explicar variações.
  • Preparar detalhadamente, as metas financeiras a curto e longo prazo por meio do planeamento, orçamento e previsão de resultados financeiros;
  • Preparar e monitorizar os orçamentos, planeamento financeiro e modelagem financeira da EDM, para além da elaboração das projecções financeiras plurianuais e das contas de gestão trimestrais;
  • Produzir trimestralmente e anualmente os relatórios de gestão necessários para o apoio à tomada de decisão, em particular nas áreas de planeamento de investimentos;
  • Consolidar a implementação da gestão orçamental ao nível do sistema GIAF;
  • Propor a mudanças e garantir o cumprimento das políticas e procedimentos;
  • Fornecer informação financeira integrada aos stakeholders, detectar problemas e conceber acções e planos para ultrapassar todos os potenciais riscos;
  • Coordenar e consolidar a preparação e o controlo dos orçamentos de investimento; e
  • Prestar assistência em matérias de gestão financeira às Direcções de Desenvolvimento de Negócios e Planeamento de Sistemas, em modelagem e projecções para novos projectos.

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Celma Satar Leal Esmael

É Licenciada em Economia e Gestão pela Universidade Católica de Moçambique desde 2014.

PERFIL CORPORATIVO:

  • 2020 ao Presente - Directora de Finanças Corporativas;
  • 2020: Directora de Ética e Provedoria de Cliente;
  • 2019 ao Presente: Membro não Executivo do Mozambique Power Invest;
  • 2018 - 2020: Directora Comercial de Clientes de Grande Consumo;
  • 2017 - 2018: Directora Comercial de Clientes de Baixo Consumo;
  • 2013 - 2017: Chefe de Departamento de Finanças-Direcção de Rede de Transporte;
  • 2006 - 2013: Chefe de Departamento de Finanças– Divisão de Transporte Centro e Divisão de Produção Centro no Chimoio;
  • 2004 - 2006: Gestora de Cliente na Area Comercial em Chimoio;

  • 1998 - 2004: Gestora de RH na Area de Distribuição do Chimoio;

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